Pular para o conteúdo principal

Aula de muay thai: 9 benefícios

Bom dia povo? Tudo bem com vocês?

Faz uma semana que to participando, fui em duas aulas e posso dizer com propriedade que vale muito a pena. O aquecimento inicial tem alongamento, agachamento, flexão, polichinelo, corrida, etc. Ficamos no aquecimento mais ou menos uns 20 ou 30 minutos. Depois aprendemos os golpes básicos e depois em dupla, treinamos os golpes. Depois mais agachamentos, mais corrida e mais exercícios.

Além disso, tem uma turma muito legal, mista de todas as idades que é muito bacana, então não é só condicionamento físico que você ganha, amizades também!

Mas por que fazer Muay Thai???


1. Por exigir bastante do corpo, o treino do Muay Thai é uma ótima alternativa para melhorar a forma e o condicionamento físico "Aptidão física é o preparo do corpo para realização de esforços intensos, composta por quatro grupos de variáveis: composição corporal (percentual de gordura, circunferências da cintura e massa corporal, por exemplo), força e resistência muscular (capacidade de realizar agachamentos, flexões de braço e abdominais), condicionamento cardiorrespiratório (habilidade de realizar corridas, trotes, lutas sem fadiga ou cansaço precoce) e flexibilidade (que envolve a realização de movimentos com boas amplitudes sem dificuldades ou limitações por músculos encurtados ou articulações 'travadas')", explica o professor de Educação Física e especialista em artes marciais Fabricio Boscolo Del Vecchio.

2."Praticando um esporte de combate, a pessoa passa a se sentir mais segura e confiante, a sua autoestima melhora e ela exibe maior disposição para enfrentar os desafios da vida", afirma o professor. Mas, calma, isso não quer dizer que a prática do Muay Thai em si não prepara a pessoa para a autodefesa, contra assaltos e violência urbana. "O que a pessoa aprende é a se cuidar mais e a se expor menos no dia a dia", esclarece Fabricio.

3.Um dos segredos de um metabolismo rápido é a prática de atividade física - ainda mais se for bem intensa, como o Muay Thai. É essa intensidade que, para o mestre André Gomes, da Federação Paulista de Muay Thai, garante um metabolismo veloz. "A pessoa faz esforços intensos e, para conseguir realizá-los, precisa de bastante energia, ou seja, o organismo necessita trabalhar mais para proporcionar energia suficiente para as atividades", explica o profissional.

4.Considerando que um treino dessa modalidade costuma durar uma hora e meia e envolve outras atividades que não apenas o combate, o gasto calórico pode aumentar ainda mais. "Um aluno pode queimar de 1000 a 1500 calorias, dependendo do ritmo da aula e de seu metabolismo", afirma o mestre André Gomes.

5.A prática do Muay Thai traz melhorias até mesmo no sistema imunológico em longo prazo. A atividade exige bastante do corpo, preparando-o para estímulos cada vez mais fortes. Em curto prazo, no entanto, é o efeito inverso que acontece. "Um único treino ou uma semana mais puxada de treinos isoladamente podem causar uma queda deimunidade", conta Fabricio. ?Por isso, se você pegar muito pesado em um treino ou em uma semana, tente ir mais leve nas próximas oportunidades, para dar tempo de o seu organismo se recuperar do estímulo anterior e, então, estar pronto e disposto para um nível superior de exigências.?

6. Nem um, nem dois grupos musculares: o Muay Thai desenvolve diversos músculos de uma só vez! "Por trabalhar com muitos chutes e joelhadas, a modalidade oferece excelente desenvolvimento para os membros inferiores, glúteos e parte central, que compreende abdome e região lombar", garante Fabricio Del Vecchio. Mas o professor lembra que, se você também quiser trabalhar os músculos superiores, basta conversar com seu mestre para incluir séries de exercícios especiais.

7. Quando uma pessoa pouco flexível procura o Muay Thai, ela costuma perceber uma grande melhoria. "Há ganho na flexibilidade dos músculos lombares, posteriores da coxa, flexores e extensores dos quadris, em especial porque os gestos da modalidade e os exercícios realizados no início e ao final dos treinos acabam estimulando diferentes amplitudes de movimento que, com a prática, proporcionam estes ganhos", afirma o professor da UFPel.

8. Para ganhar mais força, o treino do Muay Thai conta com exercícios calistênicos - que usam o próprio peso do corpo sem aparelhos, como polichinelo - e de resistência muscular localizada - abdominais e flexões de braço. A força também pode vir do treino nos aparadores e nos sacos de pancada. Já a velocidade vem da parte chamada de "luvas", quando os companheiros de treino lutam entre si. "Nessa parte, estimula-se a velocidade de reação, a resistência e a agilidade, com o aprendizado dos gestos e melhor condicionamento", diz Fabricio Del Vecchio. "É ali que a técnica é colocada em ação, aumentando ainda mais o sucesso."

9. Não são todos que conseguem chutar ou defender com o lado esquerdo do corpo. Segundo o professor Fabricio Del Vecchio, o exercício mental exigido pelo Muay Thai é grande. "O estímulo à interação entre Sistema Nervoso Central e o Aparelho Locomotor (ossos, músculos e articulações) é o que proporcionará esse desenvolvimento", afirma o especialista. Como? "A partir da execução de socos com o seu braço não dominante, por exemplo, e bloqueio de chutes com a sua perna mais fraca, sem perder o equilíbrio." 

Fonte: site minha vida

E então? Bora Treinar?
Em Itapetininga na Point Ritmos: Segunda-Quarta-Sexta as 20h

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cronograma Capilar, o que é?

A primeira vez que eu ouvi falar de cronograma capilar foi com a blogueira Lu Ferraes e depois pesquisando mais sobre o assunto, descobri o canal cabelos de Rainha que é feito pela blogueira Júlia Doorman que tem um verdadeiro cabelo de rainha mesmo.  Isso já faz anos mas nunca fiz o cronograma na prática, coisa muito comum hoje, detemos tanto conhecimento de tanta coisa mas muito pouco colocamos em prática. Então que tal ser um pouco mais sábia nesse novo ano e começar a praticar o que se aprende? Entenda oque é e para que serve o cronograma capilar. O cronograma capilar trata-se de uma agenda de tratamentos para recuperação do seu cabelo, repondo massa e nutrientes que perdemos no dia a dia devido a exposição ao sol, uso de água com cloro, água muito quente do chuveiro, poluição, secador, chapinha, etc... Esses tratamentos são: Hidratação, nutrição e reconstrução. Como montar o cronograma ideal para mim? Se você pesquisar verá que existem várias "agendas...

Um Projeto por mês: Aprendendo a costurar na máquina

Bom dia lindezas tudo bem com vocês? Hoje, última sexta-feira do mês de setembro é dia de postar o projeto deste mês. E o meu projeto foi: APRENDER COSTURAR NA MÁQUINA! Esta máquina eu comprei de uma amiga muito querida que anunciou a venda nos grupos do Facebook e imediatamente eu peguei para mim! Estava uma pechincha e mesmo eu não sabendo exatamente o que eu ia fazer com ela, fui buscar na mesma semana. Fazia meses que ela estava servindo de decoração no meu quarto (fala sério é muito linda né?), quando eu voltei a ler alguns blogs e encontrei esse projeto no blog da Michelle Ernandez e imediatamente me propus a participar. O intuito é colocar em prática algum projeto que esteja empacado e não pensei duas vezes: Vou aprender a mexer nessa máquina agora! Comecei a pesquisar alguns tutoriais e o que mais gostei e me identifiquei foi o da Karina Belarmino, ela foi minha professora para aprender todas as funções da máquina! <3  Como Troca...

Segunda Natalina: Árvores de Natal

Bom dia com muita alegria, tudo bem com vocês? Hoje estou começando a "Segunda Natalina" onde nós blogueiras inspiramos vocês com lindas idéias de decoração para o Natal, então toda segunda tem uma dica bacana por aqui, fique de olho. Para dar o ponta pé inicial, é claro que eu vou começar com a clássica: Árvore de Natal, mas não tem clássica assim, pois com o passar dos anos, ela tomou diversas formas e cores.  Vocês sabem porque existe árvore de Natal? Pesquisando pela internet, há muitas versões, e em todas em absoluto retrata ser de origem pagã. Assim como outras datas comemorativas em nosso calendário, para não dizer todas, são de origem pagã, afinal, todos eram pagãos antes de serem "evangelizados" pelos cristãos, certo? Enfim, minha conclusão é que, a intenção no Natal, é simplesmente festejar o Nascimento de Cristo, e Deus que conhece e sonda todas as coisas e pode testificar isso e árvore PARA MIM, é um "enfeite", uma "de...